O Brasil está no centro da revolução digital e os resultados do último ano mostram que a digitalização deve estar presente em todos os segmentos do mercado. De acordo com o Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024, o Brasil registrou o maior crescimento mundial em e-commerce em 2024, com um aumento de 16% nas vendas online.
Segundo o mesmo relatório, o e-commerce por aqui representa 11% das vendas totais no varejo, comprovando a crescente digitalização do consumo no país. No entanto, cabe destacar que ainda há maiores oportunidades para crescimento, uma vez que estamos ainda longe da média global e de países líderes.
Comércio online para autopeças também cresce
Assim como os demais setores da economia, o automotivo também é fortemente impactado pelo crescimento da digitalização do consumo. A pesquisa Meticulous Market Research aponta que o mercado global de e-commerce automotivo deve alcançar US$267,8 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16,5% entre 2025 e 2032. Considerando a taxa de câmbio atual, o valor aproximado seria de R$1,538 trilhão.
Além desses números, o Mercado Livre, em 2021, divulgou que cerca de 63% dos lucros deles na categoria de autopeças vêm de peças para carros leves e 13% de peças para veículos pesados, como caminhões e ônibus. Já os pneus representam 5% das vendas.
Mas por que olhar para esses dados é importante? Em primeiro lugar, pode-se considerar o crescimento do e-commerce automotivo, que oferece uma grande oportunidade para lojas de autopeças. Em segundo, a digitalização amplia o alcance de clientes e acompanha as mudanças no comportamento do consumidor, que estão cada vez mais adeptos às compras online, como indicam as pesquisas.
Apesar das oportunidades, ainda há desafios
Os números são expressivos quando se fala do crescimento esperado para o setor no digital, no entanto, eles são pequenos se comparados com comércios internacionais. Isso mostra que ainda há desafios a serem superados e, o principal deles, é a falta de soluções especializadas na área.
Diferente de outros segmentos do e-commerce, autopeças exigem especificações técnicas detalhadas, compatibilidade exata com diferentes modelos de veículos e um sistema eficiente de busca e filtragem para evitar erros nas compras. Dessa forma, sem investimento em tecnologia, o setor pode perder oportunidades, limitando seu crescimento diante da alta demanda digital.
Foi considerando esse cenário e para enfrentar esse desafio que a Gestão Parts desenvolveu um sistema de gestão específico para o setor automotivo. Assim, a solução é ideal para a gestão de autopeças, equipadoras, oficinas, auto centers, varejo e distribuidoras.
Como otimizar seu e-commerce de autopeças?
Por exemplo, a Virtual Master é uma loja digital integrada ao ERP SSPlus, nosso software de gestão especializado no segmento. Através dessa integração, é possível conectar as vendas online com gestão de estoque, logística e precificação dinâmica. Dessa forma, o seu negócio pode contar com vantagens como:
- Estoque atualizado para evitar erros e rupturas.
- Precificação automática e estratégica para manter sua competitividade.
- Logística otimizada para entregas mais rápidas e eficientes.
Além disso, é possível integrar o sistema a um HUB homologado para expandir sua presença online nos principais marketplaces. Essa solução permite que sua loja virtual e suas operações sejam conectadas a diversos marketplaces relevantes, como Amazon, Shopee, Magalu, entre outros, proporcionando uma gestão unificada e eficiente.
Conclusão
Prepare-se para o e-commerce de autopeças com quem é referência em soluções para o setor. Fale conosco para saber mais.