5 sinais de que sua loja de autopeças precisa de um sistema de gestão

“O que não se pode medir, não se pode gerenciar” – William Edwards Deming

Um sistema de gestão é um software que auxilia na otimização das atividades de uma empresa. Dessa forma, ele oferece as ferramentas necessárias para que a operação seja facilitada, otimizando processos e evitando falhas manuais. Se considerarmos o mercado atual, é cada vez mais necessário buscar alternativas para se destacar e um sistema pode ser a solução.

Mas você pode estar pensando que não precisa de uma solução robusta, e nem fazer este investimento agora. Por isso, separamos os 5 principais sinais que indicam que uma loja de autopeças está precisando de um sistema de gestão e como ele pode ajudar. Confira!

1 – Falta de controle de estoque

Manter o controle de estoque é um dos maiores desafios para lojas de autopeças, uma vez que lidam com uma grande variedade de itens, cada um com códigos, marcas, aplicações específicas e produtos similares. Desse modo, sem uma gestão eficiente, as chances de erros aumentam, o que impacta diretamente na lucratividade e na satisfação do cliente.

Com um sistema de gestão especialista, é possível ter mais efici6encia no cadastro de produtos, facilitando assim a busca por peças, evitar rupturas ou excessos, analisar históricos de vendas e identificar os períodos de maior procura, além de auxiliar na orientação da disposição dos produtos.

2 – Processos lentos e filas no atendimento

Atendimentos demorados e filas longas podem ser sinais de que a loja de autopeças precisa modernizar a gestão. Pois, quando a equipe tem dificuldade para buscar informações sobre peças, preços ou o histórico do cliente, a produtividade cai, o que reflete em uma experiência negativa para o cliente.

Com a implementação de um sistema de gestão, informações sobre disponibilidade de peças, serviços e valores ficam acessíveis em poucos cliques, facilitando a criação de orçamentos. Por exemplo, com um ERP especialista, o vendedor consegue efetuar a busca do produto pela placa ou chassi do veículo, proporcionando ao cliente um atendimento ágil e assertivo. Portanto, além de ser mais rápido, reduzirá a temida logística reversa (devoluções).

3 – Dificuldade para acompanhar as vendas

Se a sua loja de autopeças não consegue identificar quais produtos têm mais saída ou quais clientes compram com frequência, tomar decisões estratégicas acaba sendo um desafio. Cabe lembrar que sem informações claras é fácil perder oportunidades de crescimento e fazer investimentos no escuro.

Para reverter esse cenário, relatórios e análises de tendências, como a Curva ABC, podem ser extraídos a partir de um sistema de gestão. Dessa forma, é possível obter dados sobre as vendas, evitando faltas ou excessos.

4 – Erros frequentes em orçamentos e pedidos

Se a sua equipe comete erros recorrentes ao calcular valores, aplicar descontos ou emitir notas fiscais, isso não só impacta o caixa, mas também pode comprometer a reputação da loja. Por isso, um software de gestão é fundamental para evitar essas situações.

Com ele, pode-se automatizar cálculos, emitir notas fiscais, além de centralizar as operações. Assim, com menos tempo gasto corrigindo falhas, a equipe pode se concentrar em oferecer um atendimento de maior qualidade e oferecer uma experiência cada vez melhor para o cliente.

5 – Falta de controle financeiro

Se acompanhar o fluxo de caixa, as contas a pagar/receber e os lucros reais é complicado, a saúde financeira da loja de autopeças pode estar em risco. Já que sem uma visão clara das finanças, é difícil planejar, investir e crescer de forma sustentável.

Para ter um bom controle financeiro, um software de gestão auxilia na administração das contas, na digitalização de processos e controle completo de caixa.

Conheça o ERP SSPlus para lojas de autopeças

Se alguns dos sinais mencionados durante o texto podem ser identificados no seu negócio, está mais do que na hora de investir em um software de gestão. O ERP SSPlus é especializado para o setor automotivo. Com ele, você otimiza toda a operação:

  • Estoque em tempo real.
  • Precificação automática e estratégica.
  • Logística mais ágil e eficiente.

Potencialize sua presença online e maximize sua lucratividade com uma solução robusta, projetada para escalar seu negócio no mercado automotivo digital. O futuro do seu negócio começa aqui!

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