Os carros elétricos estão cada vez mais dominando as ruas, mas e no seu negócio: você já parou para pensar como esse avanço pode afetar sua loja de autopeças ou oficina? Essa transição não é mais uma possibilidade distante. É uma realidade que está ganhando força no Brasil e que pode transformar o mercado automotivo como conhecemos hoje.
E, como toda grande mudança, isso traz desafios, mas também oportunidades para quem souber se adaptar. Continue a leitura para saber mais sobre.
A eletrificação do setor automotivo no Brasil
O mercado de veículos elétricos está crescendo de forma consistente. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a frota de eletrificados no Brasil ultrapassou 240 mil veículos em 2024, e o número deve crescer ainda mais com os incentivos fiscais e o avanço da infraestrutura de recarga.
Além disso, grandes montadoras já anunciaram datas para encerrar a produção de modelos a combustão, e países inteiros estão se movimentando para acelerar essa transição. Portanto, o setor de autopeças e manutenção precisa entender como esse cenário impacta o dia a dia dos negócios e como se preparar para continuar crescendo.
O que muda nos carros elétricos
Diferente dos veículos a combustão, os carros elétricos têm menos componentes mecânicos, o que impactam o tipo de manutenção e as peças que são mais (ou menos) procuradas nas lojas.
Por exemplo, não há troca de óleo do motor, velas ou correias dentadas, não existem escapamentos, embreagens ou bombas de combustível, e a manutenção é mais voltada a freios, pneus, suspensão e componentes eletrônicos. Por isso, peças tradicionais do estoque podem ter queda na procura com o tempo e, consequentemente, novas demandas vão surgir, exigindo atualização de produtos e serviços.
Novas oportunidades para ficar de olho
Embora algumas peças percam espaço, os carros elétricos abrem novas possibilidades para o setor. Entre as oportunidades estão manutenção de sistemas de freio regenerativo e suspensão, venda de baterias, inversores, cabos de alta tensão e módulos eletrônicos, entre outros.
Além disso, os acessórios e itens de conforto, como sensores, câmeras, iluminação, centrais multimídia, tendem a ganhar mais espaço. Por isso, buscar conhecimento e se preparar resultará em vantagem competitiva no setor.
O papel da gestão nessa transformação
Se o comportamento do mercado muda, a forma de gerenciar o negócio também precisa mudar. Dessa forma, manter um estoque parado com peças que terão pouca saída é prejuízo certo, especialmente num cenário de transição. Por isso, mais do que nunca, é hora de olhar para os dados do seu negócio: o que vende mais? O que tem girado menos? Quais categorias precisam ser revistas?
É aqui que um ERP especialista no setor automotivo faz a diferença, pois com o SSPlus, por exemplo, sua empresa tem:
- Relatórios de giro de estoque atualizados, ajudando a entender o comportamento das vendas;
- Controle por categoria de produto e perfil de veículo, que permite planejar melhor as compras;
- Dados que facilitam a introdução de novas linhas com segurança;
- Apoio na gestão de e-commerce e marketplace, canais importantes para atender o novo consumidor.
Ou seja: com tecnologia e informação, fica mais fácil tomar decisões assertivas e preparar seu negócio para o futuro. Lembre-se que a eletrificação não precisa ser vista como uma ameaça, mas uma oportunidade para quem estiver disposto a se adaptar.
A sua loja está se preparando para isso? Contar com um ERP especialista é um passo importante para garantir competitividade e evolução nesse cenário, uma vez que ele oferece tecnologia e visão especializada no setor automotivo, ajudando a acompanhar as tendências e manter seu negócio pronto para as novas oportunidades do mercado. Converse com nossos especialistas e descubra como preparar a sua loja.
“A eletrificação do transporte não é apenas uma melhoria, é uma mudança de paradigma essencial para a sustentabilidade e a eficiência do futuro.”
— Elon Musk, CEO da Tesla e um dos principais impulsionadores da eletrificação automotiva global.