O setor automotivo sempre foi sinônimo de inovação, mas nos últimos anos a digitalização acelerou mudanças que estão transformando a indústria e o varejo de autopeças e serviços. A combinação de tendências como mobilidade compartilhada, eletrificação, conectividade e direção autônoma representa a maior disrupção já vivida pela indústria automotiva, modificando a forma como os negócios do setor operam e competem, de acordo com um estudo da McKinsey.
Inteligência artificial, e-commerce e integração digital não são projeções distantes, mas realidades que impactam diretamente o dia a dia de lojistas e oficinas. No Brasil, a transformação é visível com o avanço do comércio eletrônico, da personalização no atendimento e da automação de processos internos.
Como a digitalização está mudando o setor automotivo
A transformação digital vai muito além de vender pela internet. Ela envolve desde a adoção de sistemas inteligentes para prever a demanda até o uso de IA para personalizar o atendimento ao cliente, podendo também otimizar processos e cadastros de produtos. Dessa forma, entre as principais mudanças em curso, destacam-se:
E-commerce e marketplaces automotivos: clientes cada vez mais conectados pesquisam e compram peças online, exigindo integração em tempo real com estoque e preços.
Omnichannel: esteja onde seu cliente está. O consumidor pode começar a compra no celular e finalizar na loja física, exigindo uma experiência fluida entre canais.
CRM conversacional: ferramentas de relacionamento com o cliente evoluíram para interações mais humanas, muitas vezes via WhatsApp, combinando automação e personalização. E uma ferramenta de CRM integrado ao ERP além de potencializar este relacionamento, traz uma gestão e foco maior na conversão desta interação em novas vendas.
Uso de dados para decisões: relatórios gerenciais ganham cada vez mais importância para ajustar preços, prever demandas e melhorar margens.
Desafios da transformação digital para lojistas e oficinas
Se por um lado a digitalização abre portas, por outro traz desafios que precisam ser superados. Entre os principais, podemos citar:
Gestão de estoque em tempo real: um dos maiores gargalos é vender online sem integração, ou utilizar ferramentas de terceiros sem conectar/integrar ao ERP, correndo risco de ruptura ou excesso de peças paradas.
Padronização de cadastros: descrições incompletas ou duplicadas dificultam buscas e prejudicam vendas em ambientes digitais.
Concorrência ampliada: com o comércio online, a disputa já não é só local, mas nacional, e isso pressiona margens e exige eficiência.
Como agir diante desse cenário?
É agora que um ERP especialista no setor automotivo, como o SSPlus, deixa de ser opcional. Pois, diferente de sistemas genéricos, ele foi desenvolvido para lidar com as complexidades do varejo de autopeças e centros automotivos. Dessa forma, sua empresa pode:
- Integrar loja física, e-commerce e marketplaces com a Gestão Parts, garante que o ERP esteja em um ecossistema robusto mais sustentável.
- Manter o estoque atualizado em tempo real, evitando rupturas e excesso de produtos parados.
- Aplicar precificação automática e estratégica, ajustando valores conforme giro, margem e competitividade.
- Acompanhar métricas de desempenho com relatórios completos.
Assim, a digitalização deixa de ser um desafio e se torna uma oportunidade de crescimento estruturado e competitivo.
Prepare-se para o futuro
Quem souber aproveitar a digitalização do setor automotivo terá mais eficiência, competitividade e proximidade com o cliente. Com o SSPlus, sua loja ou oficina acompanha essa revolução, posicionando-se na frente, pronta para integrar processos, vender em múltiplos canais e oferecer uma boa experiência ao consumidor.
Quer saber como digitalizar sua operação com segurança e eficiência? Agende uma demonstração do SSPlus e veja como usar a tecnologia para potencializar o seu negócio.
No varejo de hoje, não se trata de canais separados, mas de criar uma única e fluida jornada para o cliente, onde o digital e o físico se encontram de forma transparente.”
– Angela Ahrendts, ex-CEO da Burberry e ex-vice-presidente sênior de Varejo da Apple.